Perebento
Rabicho – O Judas de Rowling
Harry salvou Pedro. Não há dúvidas. E agora Pedro tem de pagar. Aos fãs mais atenciosos, uma pergunta: Alguém sabe que fim levou Rabicho entre o quarto e o sexto livro? E o que diabos ele faz na casa de Snape? Por favor, algum Holmes que tenha achado uma pista do rato? Não, então aqui está a linha que eu precisava para fazer meu pano, obrigado.
Repito: Pedro foi salvo por Harry no terceiro livro e acabou adquirindo uma dívida quanto ao garoto. Algo que até hoje não foi bem explicado, mas que provavelmente Voldemort já sabe, é muito fácil de crer. E acreditem, este é um grande problema para o Lorde. Um servo, que na realidade não é dos mais fiéis, que tem contas a acertar com o seu maior inimigo não é exatamente útil. No entanto, em nenhum momento apareceu a notícia de que Rabicho tenha ido parar sete palmos debaixo da terra.
Vamos recapitular a história deste maroto que utilizou modos não-ortodoxos para chegar ao poder e levou dois de seus melhores amigos no processo. Pedro se tornou amigo de Tiago, Remo e Sirius. Juntos eles formaram os marotos. O pequeno rapaz aprendeu a se tornar um rato para compartilhar as noites de lua cheia com seu colega lupino. Anos mais tarde, já formados, foi escolhido por Tiago para ser o fiel de seu segredo. Em uma brecha na história, Pedro foi contar a Voldemort onde estavam escondidos os Potter. O Lorde, mui satisfeito, foi atrás do menino Potter que o ameaçava, sem saber. O que aconteceu a seguir ainda é misterioso, mas Pettigrew teve de sumir por algum tempo, fazendo com que Sirius fosse para Azkaban em seu lugar. No terceiro ano de Harry, Pedro retornou e fugiu novamente, agora para os braços do seu milorde. No quarto ano de Harry, ajudou Voldemort a retornar ao seu corpo. E então sumiu. Reapareceu no sexto livro enfiado na casa de Severo Snape, sem nenhuma explicação, além de servir de capacho e empregado do professor de poções e, mais recentemente, de defesa contra as artes das trevas.
Como se pode notar, há algumas brechas na história. Como Pedro encontrou Voldemort e entregou a ele o segredo dos Potter? Como descobriu aonde a alma conturbada de Voldemort estava e o salvou? E o que aconteceu com ele após a sua ressuscitação? Onde ele estará agora que Snape terá de fugir? E por que ele estava lá?
Poucos têm uma visão real do poder e da personalidade de Pedro. Acham que ele é fraco, mesquinho e medroso. Mas esta é apenas uma faceta que ele apresenta. Em Prisioneiro de Azkaban, a profª Minerva dá uma explicação sobre animagos e em determinado momento cita que são raros os que conseguem desenvolver a habilidade, vista a escassa lista presente no Ministério da Magia. A maioria, assim como os personagens, interpretam que o tamanho é devido à grande quantidade de clandestinos, não registrados pelo ministério. Alguns apenas percebem que o significado é outro: É preciso uma grande quantidade de poder para chegar a se tornar um animago. E se Pedro se tornou um, ele não é exatamente fraco. Pelo contrário, é muito forte por ter permanecido anos como Perebas e não ter perdido sua sanidade.
A escolha do animal, inclusive, fez com que todos tirassem a conclusão de que ele é muito similar a essa sua outra forma. Esquecem que não é por acaso que ele é um grifinório. Mesmo Pedro, diante de um leão, levantaria as patas e entraria em uma briga. Quando precisou enfeitiçar Berta Jorkins ele o fez e muito bem, e não me venham com xurumelas de que ela estava bêbada ou que não tinha poderes. Mais tarde ele teve de matar Cedrico e não falhou. Essa última demonstração, aliás, é a prova mais forte do meu argumento. Em Ordem da Fênix, Belatriz Lestrange afirma ao enfurecido Harry que é preciso mais do que raiva para lançar o Avada Kedrava. Ela fala de poder e ódio, algo que com certeza Pedro tem. Mas ódio do quê?
Um fato nunca foi explicado. O que Pedro ganhou ao entregar Tiago e Lílian? Esta talvez seja uma das perguntas mais importantes, se pensarmos que ela definiria todo o caráter do personagem. Pedro nunca demonstrou ser mesquinho, ser desonesto. Covarde ás vezes, sim. Mentiroso, claro. Desleal, já provou ser. Mas ambicioso? Qual seria a ambição de Pedro? O que ele almejaria?
A função do ex-Perebas continua oculta. Será ele um espião? Ou mais um dos dispensáveis de Voldemort? Aliás, há uma explicação para a presença dele na casa de Snape, sim, mas nem todos hão de concordar comigo: Ele está vigiando o bruxo, a mando de Voldemort. Sim, o Lorde das Trevas não é tão tolo. Ele sabe que Pedro necessita dele e que Snape não é de todo fiel, apesar das indicações contrárias pela maioria dos personagens. E quando a barra apertasse, mesmo que Pedro não seja exatamente um primor perto de Severo, talvez ele viesse a servir para mais alguma coisa do que simplesmente uma babá.
Pedro é o Judas de Rowling. Por algumas moedas ele teria trocado seus amigos. Ou seriam mais? Ou talvez menos? Esse mistério talvez nunca seja resolvido. No entanto, esperem ansiosos pela volta dele. Talvez traga algo de muito importante consigo. Quem sabe não é Pedro um dos personagens que morrem ao final da história? Ou, também possível, não seja ele um dos poucos sobreviventes para contar esse final?
Ah sim, esse texto ficou menor do que os outros. Pois é, mas vocês querem me ajudar a aumentá-lo? É só dar sua opinião para que a gente discuta e eu tenha mais argumentos, ok? O email é tonhiquekun@gmail.com e o msn é tonblack-kun@hotmail.com. Precisando, me dêem um toque!