quarta-feira, julho 11, 2007

Surpresa!

Ora ora, retorno do limbo. E trago agora as minhas impressões sobre o filme/adaptação Harry Potter e a Ordem da Fênix. Aviso aqui que haverão spoilers!

Uma alfinetada... O filme poderia ter quase qualquer outro título, menos Ordem da Fênix que é o elemento que menos aparece no filme, na minha opinião.
O início... Aquele frio na barriga, o logo da Warner Bros. Então uma vista aérea de Surrey (Que finalmente citua em que dimensão Harry vive nas férias) e o encontramos em um balanço. A rápida passagem até o encontro com os dementadores serve para mostar o quão revoltado ele está. Até este momento o pouco que dá pra sentir da intensidade do filme já supera em muito os anteriores. Antes de continuar devo ressaltar como a escolha por David Yates parece ter sido o encontro do Graal para a produção. Em primeiro lugar, sua filmagem é mil vezes mais dinâmica, sua condução de atores está perfeita e seus cortes são menos obcenos que os de Cuarón ou Newell. Aliás... O diretor opta por cenas aceleradas em prol de maior conteúdo contra cenas demoradas que tirariam a oportunidade de bons elementos do livro. Isso também acaba se tornando um elemento ruim, quando a aleatoriedade dos momentos em tela afeta a linha de condução da história original. Não que seja só fanatismo, mas conta também a não-presença de dados importantes como o quadribol, o lema Weasley é o rei e a monitoria de Rony e Hermione. Outros dados acrescidos, por outro lado, agradaram muito.
Voltemos então ao filme em si. Seguimos Harry em seu encontro com a equipe que vai levá-lo até o Largo Grimmauld, e que parece esquecer de Lupin, e quando chegamos à famosa rua da casa dos Black, Moody faz surgi-la... Batendo o cajado no chão?!? E o fiel do segredo? Eu, ao menos, imaginava uma casa mais imponente. Nada fica bem explicado. Mais tarde, quando for Natal, a casa ainda estará aberta. Ou ao menos parece que ainda está, porque a câmera segue janela adentro, sem precisar afastar novamente as casas laterais. Outro detalhe importante é que só nessa época Sirius contará à Harry sobre a propriedade e veremos em primeira mão a tapeçaria da família.
A euforia foi enorme quando muitos atores apareceram. Rupert, Dan, Emmas, Evanna, Gary, Alan, Imelda... Todos muito bons e com ótimas passagens! A única crítica negativa é sobre o descaso com Bonnie, ou melhor, Ginevra Weasley... Que entrou muda e saiu praticamente calada. Suas únicas e constantes falas são "Reducto"! Exatamente. Em nenhum instante vemos a inteligente Gina, que no sexto livro será novamente apagada, e suas brilhantes frases para Harry, Rony e Hermione. Sequer temos noção de que ela tentou namorar outros alunos. Será que tentaram acelerar a "morte" da personagem para os fãs?
A futura namorada de Harry não recebeu nenhuma atenção, mas a atual, e de curta duração, sim. E muito. Cho Chang assume o papel de traíra da AD, ainda que indiretamente. E com isso fica pesado para o lado de Harry, ao contrário da fonte. No livro, Harry e Cho discutem porque ela não parece ser mais do que um saco de emoções negativas. Não importa que Hermione defenda. Cho é um pé no saco e MULHERES afirmam isso. No filme... Bom, ela saiu perdendo de qualquer forma.
Certas liberdades tomadas por Yates me agradaram muito. A frase que Harry pronuncia para Umbridge na hora dos centauros ficará marcada em minha mente. A morte de Sirius ganhas mais firmeza quando, ao invés de um raio vermelho, Bellatrix o acerta com um Avada Kedrava. E se havia dúvidas da feracidade de Lord Voldemort, Ralph Fiennes e sua bizarra batalha com Dumbledore tiraram elas rapidinho. O lorde das trevas protagoniza uma batalha de verdade, pra variar.

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

BOMMMMMMM, gostei da critica, eu adorei o filme, eh perfeito, eu tbm axo que a Ginevra apareceu mto pouco, eu gosto dela, mas axo q pq entraram novos personagens como a Luna, deram mais atenção pra eles.
Nao gostei do spoiler de filmes futuros, ja que eu soh assisto os filmes ;P~
quem sabe eu um dia ainda leia.
quem sabe.
tchau :D

julho 11, 2007 9:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

Cara, gostei dos seus textos e idéias. Só tens que caprichar mais no erros de digitação/português.
Ex's:"Que finalmente s(c)itua", "Li (h)a alguns dias", "impre(s)cindível", "insosso (insonso)".

Falo isso só pra servir de toque pra melhorares, pq gostei do seu blog. Não encare como uma crítica destrutiva.

Abraço.

julho 11, 2007 10:33 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Tom!
Sua critica ficou muito boa, principalmente porque você não demonstrou fanatismo por aquilo que gosta. Falou o que tinha que falar. Vou te dizer que a cena inicial do filme de decepcionou um pouco. Os Dursleys estavam muito tolerantes e a Sra. Figg calma demais para um ataque de dementadores. Depois disso o filme se desenrolou bem. Pela primeira vez não senti falta do quadribol e acho que cenas cortadas ou modificadas foram bem adaptadas. A Gina coitada, foi aplaudida pelos seus feitos, mas como você falou, não teve falas! Coitada da Bonnie mesmo... Só achei que a cena do Sirius no véu poderia ser mais densa, ser mais explorada, pq além da cena da batalha essa é uma das principais do livro. O Harry deveria ter ficado desesperado e ter feito mais. A Ordem...nem me fala. Teve muito pouco dela. u.u bom, no geral o filme foi perfeito. Gostei mesmo desse novo diretor, pq realmente, além da evolução dos atores... tudo pareceu ser mais espontâneo! A trilha sonora que... olha, escutando sozinha é muito linda, mas senti que não casou com o filme.

Bom, vou assistir novamente sábado para me ater nos detalhes xD só então farei a minha própria crítica ^^ essa foi só uma prévia.

bjooos!

julho 11, 2007 11:27 PM  
Blogger Publictação de um publicitário said...

Antônio
Infelizmente não poderei acrescentar um comentário útil sobre a sua crítica. Até porque eu nunca acompanhei Harry Potter nem em livros nem em Filme e seria injusto de minha parte.

Mas, aproveito o momento para convidar você para conhecer o meu blog que a partir de hoje vou realmente começar a utilizá-lo.

Parabéns pela crítica.

Endereço abaixo:
http://blogqualquercoisa.blogspot.com/

julho 12, 2007 9:12 PM  
Blogger Bruna Moreno said...

Hey, Tom! ^^
Bom, no fim eu não pude saber se suas impressões sobre o filme foram melhores ou piores... devo, sim, concordar com você que a própria Ordem não apareceu muito - isso quase me faz lembrar do Enigma do Príncipe, que estaria mais para "Enigma de Draco", ou "Passado de Voldemort", mas, enfim... -, mas, em suma, certamente foi o melhor filme dos cinco. Eu consegui sair do cinema com a impressão de "wow" em vez de "aquilo não apareceu!" ou "mudaram isso!".
Os atores melhoraram extraordinariamente (Radcliffe finalmente fez aulas de teatro!), os efeitos especiais foram fascinantes, as imagens muito melhores. Isso tenho que concordar com você.
Quanto a Gina... bom, tirando o segundo filme, ela relamente não tem muita presença nos fimes, né? ^^° Talvez a verdadeira intenção do diretor fosse a de mostrar uma Gina mais certinha em vez da galinha dos livros (sim, eu odeio ela ¬¬) . Quem eu acho que não teve espaço foi o Rony - mesmo nas cenas em que aparece o trio, eu tive a impressão de que era sempre a Hermione que ficava mais próxima da câmera. Eu acho que esse diretor é H/H, hehe...
O mais odioso pra mim foi, seguramente, o corte do capítulo 28. Eu esperei dois anos para ver os marotos, e eles simplesmente foram reduzidos a uma memória mixuruca de dois minutos ¬¬
Ah, não, pior que isso foi o Avada Kedavra que surgiu DO NADA da boca de Bellatrix. Muito petulante esse diretor que se viu no direito de matar Sirius ¬¬
Tirando isso... as cenas da Lunna foram lindas, mesmo aquelas que foram acrescentadas. A atriz é ótima.
E, pra finalizar: ño fim, durante os flashes de memória do Harry, não parece que Voldemort está no clipe da Enya?! hauahauauaauha XD

Gostei muito da sua crítica. Realmente, nada de fanatismo - eu particularmente acho difícil me segurar nesse ponto...

Beijos!
Aluada - do Nyah! Fanfiction sim ^^

julho 16, 2007 12:27 AM  
Blogger Álvaro S.Frasson said...

Olha,
eu tenho verdadeiro pavor de Harry Potter e sou solícito ao Diogo Mainardi que é melhor não ler/ver nada do que perder tempo com algo que nada se acrescenta.

Mas comentei apenas para dizer que escreves muito bem e estou comentando todos os seus textos - lendo-os, certamente.

Desculpe a sinceridade; melhor que falsos elogios, contudo.

Abraço

julho 18, 2007 11:12 PM  

Postar um comentário

<< Home