quinta-feira, maio 18, 2006

Dois em Um Parte Two

Como dito no post anterior, o post de hoje é duplo na tentativa de compensar os já dois dias que eu não postei nada aqui. No primeiro eu falei daquela obra ali. Agora, estarei postando duas coisas bem particulares. Uma estará sendo conferida aqui mas será publicada um dia no projeto Profecia do Portal, o jornal do grupo Portal Potter, do qual participo. A segunda é a letra da música que me inspirou quando tinha 13, 14 anos e que ainda me inspira e um dia vou saber tocar perfeitamente. Divirtam-se... Ou não... Vai do gosto de vocês... Rsrsrs ;)
--------------------------------------------X--------------------------------------------

O "Demoníaco" Harry Potter

por Antônio Henrique

Há muito tempo, em um condado de nome Salem, várias mulheres foram acusadas de bruxaria e queimadas na fogueira. A ignorância e o preconceito podem ter formado vítimas inocentes torradas. Ainda hoje, esse parâmetro não muda. Em alguns lugares desse vasto mundo chamado Terra, existem pessoas que parecem temer o desconhecido e desejam afastá-lo para não enfrentá-lo. No divã hoje, Harry Potter.

O garoto de atualmente 16 anos é um personagem de seis livros no qual ele cresce, física, espiritual e mentalmente. Enfrenta o mal em várias encarnações, erra e aprende com seus erros, se torna maior e melhor. Uma evolução considerável para um adolescente, que vê pessoas morrerem a sua frente. Amigos, parentes, entes queridos falecem, mas o garoto aprende com isso, toma atitudes e se posta diante do mal. Ainda assim, ele é demoníaco. Puramente porque pratica magia.

A palavra "magia", aliás, causa reações estranhas a algumas pessoas. Para alguns céticos, é apenas ficção e não afeta sua realidade. Estes são quase tão incomôdos quanto os outros, dos quais vou falar aqui. Só que ficam mais quietos. Esses "outros" possuem uma visão totalmente oposta. A magia, no caso bruxaria, para eles é repulsiva, é indesejada. Demoníaca, se usar suas palavras. Porém, se algum estudioso buscar nas mais de três mil páginas escritas até agora não haverá de encontrar em nenhuma delas uma simples menção ao capeta.

Esse é o problema dessas acusações. A maioria delas é feita a esmo, sem base alguma e se perde quando são apresentados os fatos. Se perguntado à essas pessoas se em algum momento elas tocaram nas obras, poucas dirão que sim. Muitos tomam por base relatos de conhecidos ou comentários feitos entre um grupo específico. Assim foi com Tolkien, assim é com Rowling e, atualmente, está sendo com Brown. Interessante comentar que os ideais dessas pessoas podem ser afetados por um livro de histórias, de maneira tão fácil. Certo, eles afirmam que afetaria suas crianças. Ora veja, em um livro onde pode se falar palavrões, mesmo que fracos, ou de morte na página seguinte à uma página de alegria não é exatamente um livro infantil. No entanto, as mais sábias palavras foram ditas recentemente por uma criança de nove anos em Atlanta: "se você não gosta, não leia" (http://www.omelete.com.br/games/news/base_para_news.asp?artigo=17552). Exatamente isto, se não gosta, nem chegue perto.

Harry Potter não é, e provavelmente jamais será, demoníaco. Podem afirmar até que Voldemort é o diabo, mas não existem palavras nos livros ou sequer comentários da autora que dizem isso. Ele é mais como um Adolf Hitler bruxo, que tomou o poder nas mãos e resolveu agir de maneira inexcrupulosa.

É recomendado à qualquer um, seja de algum culto ou de algum grupo científico, que antes de acusar qualquer obra, seja de Rowling, de Brown, de Colfer, seja de quem for, leia antes e veja se suas acusações possuem algum fundamento.

O garoto de Atlanta pode ser um dos afetados por uma mãe que pediu que os livros de Harry Potter fossem banidos da biblioteca da escola. Pois é, vejam que exemplo de compreensão essa mãe passará a um dos seus três filhos.

PS: O caso já foi resolvido e por acaso, ela não conseguiu. o Conselho manteve os livros em circulação. Viva a democracia!

PPS: Para lerem fatos do caso, acessem o Omelete e façam uma busca.

--------------------------------------------X--------------------------------------------

Green Day - Basket Case

Do you have the time to listen to me whine
Você tem tempo pra me ouvir reclamar?
About nothing and everything all at once
Sobre nada e tudo ao mesmo tempo
I am one of those
Eu sou um desses
Melodramatic fools
Tolos melodramáticos
Neurotic to the bone
Neurótico até o osso
No doubt about it
Sem dúvida nenhuma

Sometimes I give myself the creeps
As vezes eu me assusto
Sometimes my mind plays tricks on me
As vezes minha mente apronta comigo
It all keeps adding up
Isso tudo se acumula
I think i'm cracking up
Acho que estou "quebrando"
Am I just paranoid?
Sou paranóico?
Or I'm just stoned
Ou eu só estou chapado

I went to a shrink
Eu fui a uma psicóloga
To analyze my dreams
Para analisar meus sonhos
She says it's lack of sex that's bringing me down
Ela diz que é a falta de sexo que me deixa pra baixo
I went to a whore
Eu fui a uma puta
She said my life's a bore
Ela disse que minha vida é um tédio
So quit my whining cause it's bringing her down
Então pare de reclamar porque estou deixando ela pra baixo

Grasping to control
Fugindo do controle
So I better hold on
Então é melhor eu aguentar
I'm just stoned

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Gostei, gostei...
Mas acredite, se alguém quer achar uma menção do demo, vai achar!
Sabe aquela linha lá, bem no meio do livro... É essa parte boba, que foi escrita só pra encher linguiça... Lembrou? Pois bem, é aí que eles vão acusar.
Hehe... Fazer o quê? Seguir o conselho desse garoto de Atlanta (gostei do moleque... ^^)

Eu já pensei em espantar evangélico chato dizendo que eu sou uma bruxa... Infelizmente nenhum apareceu mais pra mim... =(

A música é legal... Boa letra...

Beijos, mô!
Te amo!!!

maio 18, 2006 9:56 PM  

Postar um comentário

<< Home