quarta-feira, maio 10, 2006

No Brasil É Proibido Pensar, No Mundo isso é Dogma


Pequeno Bloco de Discussão

Estamos em 2006, logo, devemos votar. Em breve, todo aquele que tiver mais de 18 anos, ou aqueles que quiserem e tiverem mais de 16, irão se dirigir ao porto eleitoral mais perto (Porto, porque é uma descarga de informação imensa de um mar de gente) e escolher o candidato que achar mais favorável para sua ideologia.
O circo então, em breve vai iniciar seu espetáculo. Via de regra, toda eleição há um favorito, aquele número principal de qualquer apresentação, que o pessoal olha com admiração. Este ano, há dúvidas, devida a demora de serem escolhidos os candidatos. Há também o palhaço, aquele que possui todo o charme, mas sua função é apenas a risada. Triste saber que pra esse cargo existem vários. Inclusive um péssimo aprendiz de faquir.
Por fim, há ainda o mágico, que do nada faz milagres, na verdade truques, que ilumina a feição do público. Este se torna o maior para muitos. Outros, os que sabem seus segredos, não se deixam enganar. Claro! Não é este o último, há ainda mais um: O Mestre de Cerimônias, que por trás de tudo comanda o evento, e vez ou outra aparece para dizer algo ou anunciar a próxima atração. Para este cargo, existem muitos que perseguem, mas poucos conseguem.
Resta ao público se tornar frio e sábio, e saber quando se deve apreciar uma piada ou algum número específico. Porque, querendo ou não, a política brasileira pode ser um circo, mas os políticos em geral parecem achar que os palhaços somos nós.
--------------------------------------X--------------------------------------
Comentários do Dia: E mais lugares pro Escada Bamba se apresentar! ^^ Há! Que ótimo, não? Quem sabe um dia um de vocês não vê a peça fantástica que ensaiamos?
E termina a SEPE. Pena... Tinha tantas oficinas e palestras legais que eu queria ver. Bem, ano que vem tem mais... Acho. Rsrsrs Pelo menos aproveitei.
Tô lendo muito o Código, e realmente ele é intrigante, sabe prender a atenção do leitor pro próximo capítulo. Mudo aos poucos minhas expectativas sobre o livro.
--------------------------------------X--------------------------------------
Proibido para Pensadores

Em pleno ano de 2006, um dos módulos governamentais estado-unidenses resolve mover contra algumas emissoras uma multa de alguns milhões de dólares pela apresentação de imagens consideradas "obscenas e abusivas". Entre as já citadas, a famosa cena de nudez da mama de Janet Jackson durante o Superbowl, caso já alardeado desde a época. Outro caso comentado é que em alguns episódios da série Without a Trace (Destinada ao público adulto) há histórias e imagens ligadas à pedofilia. Nada que adultos não estejam acostumados a ver. Qual a coerência?
No globalizado mundo atual, como alguém pode afirmar de pés juntos que isso está totalmente errado? Ou melhor, que esses casos específicos podem ser considerados abusivos? O material divulgado pela internet é muito mais obsceno e provavelmente o que os pais das crianças que eles pretendem proteger possuem tamém. A não ser que toda família estado-unidense seja impecável quantos aos seus modos e os chamados padrões de descência, vemos em primeira mão o radicalismo de tradicionalistas conservadores. O que não é incomum nesta Terra. No Brasil, já ocorreram casos parecidos de escândalos, mas nunca um que afetasse diretamente a programação de um canal de tevê, como a CBS nos Estados-Unidos.
A lembrança mais atual é a da cena acobertada do beijo gay em uma novela que acabou há pouco tempo. Supra-citada na mídia brasileira, sumiu no último instante, deixando várias pessoas com enormes pontos de interrogação sobre suas cabeças. O que teria havido? Segundo os comentários, a cena foi ocultada por ser indevida ao contexto. Pura lorota de uma emissora que mostra pessoas morrendo em seu Jornal Nacional, mas não é capaz de mostrar a união de um casal, por ser considerada anti-ética. Vivemos em um planeta onde corrupção é sujeira bonita, e homossexualismo é sujeira pra se esconder debaixo do tapete. 'Tá legal', qual afeta mais a população em geral? A resposta é ridiculamente óbvia.
O problema principal é que a maioria é hipócrita. Em casa, pode atracar-se com a mulher na mesa de jantar diante das crianças, no entanto, não permite que a tevê transmita informações de um temapolêmico, que merecia ser elucidado ou, ao menos, fazer parte das conversas para que sejam quebrados tabus e preconceitos.
Quando vista sobre a ótica dessas minhas afirmações, a história acima pode parecer totalmente "fora de série", mas não, não é. É o que acontece entre os bastidores das emissoras que as pessoas assistem e que faz com que não seja informada na mídia mais acessada do mundo as informações necessárias sobre os temas considerados polêmicos. Este é um panorama que deve ser alterado, para que o povo em geral tenha um maior conhecimento e acontecimentos graves, que seriam manchetes dos jornais dessas mesmas emissoreas, sejam impedidos.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Poiseh, eu queria ler o Codigo, mas eu tenho outras coisas pra fazer.. vou ver o filme direto mesmo.. ;P~

maio 10, 2006 9:23 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi mô!!!

O Código é legal, né? =) Esse foi um dos poucos livros que vc queria ler que eu já tinha lido...

É, a SEPE acabou... Mesmo estando no limbo eu consegui fazer o que eu tinha mais interesse, a Oficina de fotografia e photoshop (não me conformo que só vou ter fotografia na quinta fase... =/ Bobos...).'

E vc gosta de escrever sobre temas polemicos, hein? Num mesmo post, você falou de política, censura e homossexualismo.

Não gosto de políticos...

Uma opinião sobre censura, depende muito do contexto e eu não conheço os exemplos que vc citou. Daí fica díficil.

E homossexualismo pra mim não tem nada de tabu. Trato com muita naturalidade, diferente de alguns infelizmente...

Beijos...
Ann

maio 11, 2006 9:03 PM  

Postar um comentário

<< Home